A arquiteta vimaranense Andreia Garcia foi selecionada para representar Portugal numa das mais importantes exposições internacionais de arquitetura em 2023.
O projeto “Fertile Futures” de Andreia Garcia vai representar Portugal na próxima edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, ao longo de seis meses. A representação nacional ficará instalada no Palácio Franchetti, situado nas margens do grande canal de Veneza.
A seleção foi realizada pela Direção-Geral das Artes que contou com um concurso fechado a vários arquitetos nacionais, uma prática que tem sido recorrente desde 2018. O projeto vencedor de Andreia Garcia, que envolve jovens arquitetos nacionais, foi o que se assemelhou ao tema escolhido pela Bienal de Veneza, “O Laboratório do Futuro” com curadoria de Lesley Lokko.
A inauguração da Bienal de Veneza está prevista para o dia 20 de maio de 2023. Andreia Garcia foi a autora da última instalação na Plataforma das Artes promovida pela open call de arte pública de Guimarães.