Há um novo fôlego para a construção da futura residência universitária da Universidade do Minho em Guimarães. Rui Vieira de Castro, reitor da UM, vai apresentar plano de requalificação deste espaço ao PRR.
O Plano de Resiliência e Recuperação do Governo tem previstos 375 milhões de euros em 15 mil novas camas para estudantes do ensino superior até 2026. Na corrida encontra-se a UMinho que tem “fechado” os primeiros desenhos para as requalificações da Fábrica Confiança em Braga e a antiga Escola de Santa Luzia em Guimarães.
Segundo a RUM, em Braga a requalificação da Fábrica Confiança prevê um total de 750 camas e está orçada em 19 milhões de euros. Já na cidade berço, e ainda nos limites do centro histórico, a reabilitação da Escola de Santa Luzia prevê a instalação de 350 novas camas e ainda não tem um valor associado.
A Escola de Santa Luzia está na posse do Estado e o esforço para a “tirar” está todo do lado do Município de Guimarães que quer também dar uso a um grande edifício que chegou a albergar também a Escola Superior Artística do Porto.
Com o carimbo de “não-prioritário” está a requalificação do antigo Convento das Dominicas, também conhecido como Convento Rosa Lima.