Os caminhos das margens dos rios de Guimarães, Selho, Ave e Vizela, viram o seu orçamento significativamente aumentado com a candidatura da autarquia aprovada aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
Anunciado no início de 2021, os projetos para criar corredores verdes nas margens dos rios Ave, Selho e Vizela têm agora um importante reforço para a sua concretização. Contabilizando apenas as margens dos principais rios de Guimarães, o Ave e o Selho, são mais de 55 km de corredores naturais pelo concelho.
O orçamento que Guimarães prevê gastar neste projeto ascende os 1,5 milhões de euros, sendo que 1,2 milhões chegam da candidatura aprovada “REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela”.
Já com grandes avanços em algumas zonas ribeirinhas, como são os casos das freguesias de Taipas, Ponte, Barco ou São Torcato, o projeto desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem conta com o apoio também das Universidades do Minho e Trás-os-Montes.