Já são conhecidos os resultados de 2023 das Bandeiras Verdes Eco-Freguesias XXI. Guimarães é o município mais representado com um total de 19 freguesias, duas das quais com Bandeira de Ouro.
Guimarães voltou a ser o concelho que mais candidaturas apresentou aos prémios bienais da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Caldelas e Brito foram distinguidas com duas Bandeiras de Ouro, Creixomil, São Torcato, Urgezes, Costa, Barco, Ronfe, Guardizela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Fermentões, Briteiros Santo Estêvão e Donim receberam Prata.
Ainda no pódio, as freguesias de Silvares, Aldão, Leitões, Oleiros e Figueiredo, Longos, Ponte, Gondar e Penselo obtiveram a Bandeira de Bronze. Este caminho, do “local para o global” faz com que Guimarães seja um dos municípios de Portugal que mais aposta na sustentabilidade, com a ajuda na elaboração das candidaturas e o apoio do Laboratório da Paisagem.
Na entrega de prémios, a freguesia das Taipas (de nome oficial Caldelas) chegou mesmo a ser destacada pelas suas práticas e também pelo modelo de termalismo local, obtendo o melhor índice nacional. Informações complementares podem ser conhecidas neste link.