As propostas para criar residências universitárias da Universidade do Minho e do Município de Guimarães estão aprovadas pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, inserido no conhecido PRR.
Guimarães está a um passo de ver duas residências universitárias mais perto de se tornarem uma realidade. Os projetos foram aceites entre as 154 candidaturas a financiamento que foram classificadas de 0 a 5 pelo Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis. Ao todo foram contabilizados 202 manifestações de interesse.
Guimarães, e as suas duas candidatas, receberam notas médias de 3,6 o que, à partida, significam que podem vir a receber excelentes apoios para a construção e reabilitação destas estruturas estudantis nos próximos anos. Por outro lado, o excedente orçamental de todas as propostas ultrapassam em cerca de 100 milhões de euros o valor previsto para o total que é de 375 milhões.
O plano para a reabilitação da antiga Escola de Santa Luzia da Universidade do Minho e para a construção de uma nova residência universitária no AvePark do Município de Guimarães estão na posição número 41 entre as 154 propostas apresentadas.
Até ao fim de abril, as propostas serão novamente analisadas e elaborados os financiamentos e contratos-programa consoante a disponibilização dos alojamentos de ensino superior necessários para cada candidatura.