Em pouco mais de 30 dias, foram recolhidas cerca de 35 mil cápsulas de café no concelho de Guimarães. A campanha da Vitrus Ambiente iniciou a 20 de junho com distribuição de 70 contentores próprios em vários pontos públicos.
Com recoletores próprios espalhados por juntas de freguesia, supermercados e grandes superfícies comerciais, os vimaranenses aderiram em massa com o depósito de cápsulas de café de plástico e alumínio e com as borras de café a servirem para compostos orgânicos.
Atualmente, com uma centena de depósitos espalhados pelo concelho, a Vitrus apresenta um balanço muito positivo desta primeira fase, numa perspetiva de melhoria para o futuro. Milhares de cápsulas de café, de várias marcas, também elas aderentes à iniciativa, são assim “desviadas” de um futuro aterro e retomadas para uma funcionalidade.
Guimarães foi o primeiro município do norte do país a aderir a esta iniciativa que transforma estes pequenos objetos descartáveis do quotidiano em artigos e fertilizantes com os restos de café.