Onde podes encontrar a arte da Contextile

0

A edição de 2018 da Contextile, a Bienal de Arte Têxtil, já chegou a Guimarães. Até ao dia 20 de Outubro, há vários espaços para visitar e conhecer a Contextile em Guimarães.

Este ano a organização lançou o Contextile 2018 Pass, um bilhete que dá o acesso a todas as exposições e eventos, pelo valor de 5 euros. Mas, vamos então fazer uma viagem pelos locais possíveis de visitar nesta 4ª edição da bienal de arte têxtil.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Centro Cultural Vila Flor

O Palácio Vila Flor acolhe 59 obras de 52 artistas seleccionados através de um júri internacional. Uma mostra da criação da arte têxtil contemporânea provenientes de artistas dos quatro cantos do mundo.

ANN HAMILTON
CIAJG- Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Sociedade Martins Sarmento
Mercado Municipal de Guimarães

A artista norte-americana Ann Hamilton foi convidada pela Contextile para produzir uma intervenção artística em grande escala na cidade-berço. Os resultados são possíveis de ser vistos nestes três espaços museológicos.

DVORA MORAG
CAAA- Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Na antiga fábrica onde agora está o CAAA, o artista israelita Dvora Morag regressa à Contextile, após participação na edição de 2012, apresenta uma intervenção artística em torno do conceito “(In) Organic”.

FIBER ART FEVER!
Palacete S. Tiago

Em parceria com o Colectivo francês “Fiber Art Fever!” a bienal apresenta uma exposição com obras de cerca de 20 artistas franceses.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
Convento Santo António dos Capuchos

De Junho a Setembro de 2018, vários artistas estiveram em residência artística para a criação e produção de obras que podem agora ser vistas no antigo Convento dos Capuchos.

BIENNALE INTERNATIONALE DU LIN DE PORTNEUF
Convento Santo António dos Capuchos

A BILP – Biennale Internationale du Lin de Portneuf, que se realiza no Quebec- Canadá, participa na Contextile 2018 com duas residências artísticas, numa parceria entre as duas bienais de cultura têxtil.

MAGIC CARPETS
CASA DA MEMÓRIA

A plataforma Magic Carpets também estará presente na Contextile, com duas artistas residência artística. Esta plataforma reúne 13 parceiros europeus e tem como objectivo a mobilidade de artistas emergentes nas áreas da arte de cariz social responsável.

EMERGÊNCIAS
Instituto de Design de Guimarães

Várias escolas artísticas com disciplinas têxteis, como a FBAUP (Faculdade de Belas Artes do Porto), Escola Artística Soares dos Reis (Porto), Escola Artística António Arroio (Lisboa) e a FBAUL (Lisboa) desafiou os alunos para a criação de trabalhos de arte têxtil, que estão apresentados em formato de exposição e instalação.

Share.

Leave A Reply