Se no antigo Colégio Egas Moniz, na zona entre o Liceu de Guimarães e a Escola João de Meira, já se preparam as instalações para receber os alunos, na freguesia a norte de Guimarães o cenário já é diferente com o estaleiro de obras a ser montado na Escola de S. Torcato.
O terceiro período escolar de 2022/2023 para os alunos do terceiro ciclo da EB 2,3 de S. Torcato será já no antigo Colégio Egas Moniz no centro da cidade de Guimarães. As obras de reabilitação, reorganização funcional e ampliação do edifício escolar de S. Torcato podem durar cerca de um ano e vão permitir uma grande poupança de gastos energéticos e de manutenção deste renovado complexo de ensino.
Nas últimas semanas, a Vitrus promoveu a uma requalificação superficial no Colégio Egas Moniz para a acomodação dos alunos de S. Torcato nos próximos meses. Este edifício privado foi o local escolhido pelos responsáveis da área da educação do município vimaranense depois de outras soluções terem sido identificadas e auscultadas.
O novo complexo escolar foi projetado pelo gabinete de arquitetura Workbook e as obras ficaram adjudicadas à empresa NVE pelo valor de 5, 3 milhões de euros + IVA.