A rubrica dedicada à sétima arte, Cinetendinha, que roda semanalmente na SIC e nas redes sociais, marcou presença ao longo das últimas semanas na cidade berço. Os resultados podem ser vistos neste artigo.
O crítico de cinema Rui Tendinha, que se habituou aos ares de Guimarães ainda durante a Capital Europeia da Cultura, regressou no final de 2023 para perceber como estava o setor cinematográfico na cidade berço. E, verificando uma vitalidade fora do normal, deixou rasgados elogios com 8 episódios dedicados a Guimarães.
O primeiro episódio rodado em Guimarães fica marcado por uma pequena entrevista com o realizador vimaranense Rodrigo Areias no local onde se traçam as linhas condutoras de uma das maiores produtoras de cinema do país. Entretanto, Emily Blunt e Ryan Gosling são também destaque neste episódio.
Depois de ter visto com agrado a vitalidade do Bando à Parte, Rui Tendinha ficou a conhecer a mais recente aposta do cinema nacional com “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias. Nos destaques internacionais, o crítico deixa bons elogios ao mais recente filme da Pixar.
O artista e cineasta Pedro Bastos é o destaque deste programa Cinetendinha. O episódio é rodado entre as fábricas abandonas de Guimarães e a mais recente fábrica de chocolate de “Wonka”. “Maestro”, com Bradley Cooper, é considerado um dos filmes do ano para Rui Tendinha.
Continuando por Guimarães o Cinetendinha conversou com António Sequeira, um realizador e produtor, que tem dado cartas no cinema independente no território nacional. Com o Largo da Oliveira como pano de fundo, há ainda espaço para falar no novo filme “Furiosa” de George Miller.
E se Espanha prepara para atacar ferozmente a próxima edição dos Oscars com a nova grande produção “Sociedade da Neve”, o que faz Portugal? Pois a residência do Cinetendinha em Guimarães dá algumas pistas do caminho que a cidade berço traça para o cinema nacional.
No trilho do Bando à Parte, Rui Tendinha esteve à conversa com Susana Abreu, que recentemente apresentou “Vapor”, um filme rodado em Super8 e maioritariamente em Guimarães. “Maestro” continua a ser muito elogiado pelo crítico de cinema da SIC.
Marcou presença em Guimarães 2012 com umas célebres tardes passadas no Café Milenário a mirar para o quotidiano do Toural e também o mundo cinematográfico com a rodagem d”‘O Tasqueiro”. Aki Kaurismaki é agora um destaque internacional com o seu novo filme “Folhas Caídas” que tem merecido rasgados elogios em todo o mundo neste arranque de 2024.
É um dos Cineclubes mais ativos e antigos do país, e atualmente é o que apresenta mais sócios. Os primeiros cartazes do Cineclube de Guimarães de 2024 são o destaque deste episódio que mostra filmes como “Ferrari” ou a parceria com o festival de dança contemporânea GUIdance com o cinema local.