É, até à data, um dos maiores investimentos privados alguma vez concretizado no concelho de Guimarães. A primeira fase do MYTH está concluída com a inauguração de um hotel, residências e espaço de cowork.
Está lançado o MYTH – Minho Innovation and Technology Hub que vai ocupar uma grande área junto ao campus de Azurém da Universidade do Minho. A primeira fase está concluída com a abertura oficial do Hotel B&B, residências e um espaço de cowork para mais de 200 pessoas, que será gerido pela rede Sítio.Co.
O investimento é da empresa bracarense Grupo Casais e espera que nos próximos anos ter concluído mais áreas do MYTH, com a construção de habitações, espaços de trabalho, numa espécie de Silicon Valey para Portugal. A proximidade com a Universidade do Minho e todos os seus cursos (engenharia, arquitetura, urbanismo ou design) localizados em Guimarães assim como o Porto, Aeroporto Sá Carneiro e Galiza foram fundamentais para a escolha deste lugar para o hub.
A construtora espera ter 56 mil metros quadrados de área construída nos próximos dez anos com grande parte dedicada à habitação, mas também às áreas verdes e ciclovias. O seu novo modelo de construção hibrida, com utilização de madeira e betão, vão permitir um rápido crescimento das futuras estruturas que irão nascer nas imediações do campus de Azurém.
Na apresentação do projeto, o CEO da Casais, adiantou que várias empresas e spin-offs da UMinho serão as primeiras “habitantes” do MYTH, como são os casos da TecMinho, TopBIM, BluINT, BluFab e BluMEP, entidades ligadas à tecnologia, arquitetura e sustentabilidade.