A Assembleia de Guimarães inaugurou no passado sábado, 18 de novembro, a exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora”. Este momento faz parte das comemorações dos 100 anos de nascimento do arquiteto português.
Entre 2023 e 2024, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Esposende, Matosinhos, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia irão receber importantes exposições da vida e obra de um dos mais importantes arquitetos de Portugal. “Távora 100” mostra várias obras icónicas, onde se incluem o edifício da Assembleia de Guimarães ou Mercado de Santa Maria da Feira.
E são exatamente essas duas obras que se encontram expostas na casa que alberga a associação vimaranense para a defesa do património edificado, a Muralha. A casa construída no ano de 1972 pelo membro fundador da associação, Fernando Távora, é um dos grandes exemplos da arquitetura moderna em Portugal.
A exposição poderá ser vista até ao dia 20 de janeiro de 2024. Até lá irão ser realizadas visitas guiadas, workshops, aulas abertas pela Escola de Arquitetura da UMinho e ainda o lançamento de uma edição dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora.