O início do ano trouxe novidades no que toca à gestão de equipamentos culturais em todo o território nacional com a criação da empresa Monumentos e Museus de Portugal. Guimarães não escapa a esta transição apesar da contestação de várias figuras locais e também da autarquia.
2024 arranca com várias alterações no que toca à gestão de museus e monumentos em Portugal, entre eles o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio. A então diretora destes três equipamentos, Isabel Maria Fernandes, terá um substituto até ao próximo mês de junho, não sendo certo que o próximo responsável assuma todos os monumentos e museus sob a alçada da nova MMP em Guimarães.
A nova empresa Museus e Monumentos de Portugal é gerida por Pedro Sobrado, liderando uma equipa que conta com duas caras que passaram por Guimarães no tempo da Capital Europeia da Cultura 2012, Cláudia Leite e Lino Miguel Teixeira. Isabel Maria Fernandes, figura incontornável do património de Guimarães, espera uma transição rápida e prática para dedicar o seu futuro à família.