O município assinou um protocolo de adesão de Guimarães à rede “Cidades e Vilas que Caminham” do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. Com esta cooperação, Guimarães quer dar mais um passo na mobilidade dentro e fora da cidade.
Fortalecer as condições para caminhar, estimular o comércio ao ar livre, melhoria da qualidade de vida urbana e consequentemente reduzir das emissões de gases poluentes são alguns pontos-chave para a adesão de Guimarães ao Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
No entanto, esta cooperação pode traduzir-se em muito mais do que ações na rua ou apenas no digital, pois os municípios-membros têm ainda direitos como participar em formações técnicas, aceder a recursos online, concorrer a prémios, solicitar avaliações e acesso a materiais de sensibilização e informação.
A organização de congressos nacionais e participação em eventos internacionais relacionados ao tema, a concessão de prémios, a divulgação de boas práticas, entre outras ações, são também alguns trunfos que Guimarães garantiu neste novo protocolo.