Guimarães está em contagem decrescente para a abertura da Casa da Memória. Um espaço multidisciplinar onde cabe um concelho inteiro, abre as portas esta Segunda-feira, 25 de Abril, às 17:00.
Das três naves que compõem este o tão esperado edifício, apenas duas estarão apetrechadas de memórias deste antigo concelho. O “território” e a “comunidade” mostram evolução da história vimaranense até ao cosmopolitismo de Guimarães, com uma réplica da espada de D. Afonso Henriques, um pequeno estúdio de cinema com filmes de Guimarães, um jogo interactivo que permite aos mais novos alterar a paisagem urbana, as centenárias Festas Nicolinas e a Marcha Gualteriana e até um tutorial sobre as claques do Vitória.
Neste novo equipamento cultural, são dadas pistas para se entender e interpretar memórias vimaranenses, a partir de módulos que convidam o visitante a conhecer outros espaços de Guimarães. Com entradas livres ao Domingo de manhã, este edifício estará aberto de Terça a Domingo entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 19:00.
Entre Nicolinas e Gualterianas, passando por D. Afonso Henriques ou até uma especulação de petróleo no Largo do Toural, esta Casa da Memória tem muito para descobrir sobre a sua cidade.