Há uma nova vida para os objetos deitados ao lixo. O programa RRRciclo apresentou uma nova solução de reutilização de resíduos com 25 mil máscaras cirúrgicas e 40 toneladas de roupa usada.
5.000 cabides, 2.000 suportes de telemóvel, 140 mantas e 800 sacos são apenas os primeiros resultados do projeto “Recolher e Valorizar” que teve início em 2021 com a recolha de máscaras cirúrgicas e roupas em escolas e outros entidades locais que receberam contentores para depositar alguns destes itens.
Esta iniciativa, da responsabilidade do Município de Guimarães com o Laboratório da Paisagem, surge integrada na estratégia de Economia Circular RRRCICLO e teve como parceiros a To Be-Green, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e a Vitrus Ambiente onde foram recolhidas 28 mil máscaras descartáveis e processadas para reciclagem entre 20 e 25 toneladas de vestuário pós-consumo.
Na apresentação dos resultados desta ação, foram distribuídos alguns destes novos utensílios pelo comércio local, escolas e outras instituições sociais e culturais de Guimarães.