O público poderá visitar o topo de um dos monumentos mais fotografados da cidade de Guimarães. Mas há também um percurso que poderá ser feito no seu interior. A inauguração está agendada para o dia 24 de junho de 2024.
Com a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”, a Torre da Alfândega é um dos símbolos mais cobiçados pelos visitantes em Guimarães. É um local certo para tirar umas fotografias e assinalar a chegada à cidade berço, mas a partir de junho, será também um espaço para proporcionar uma visita e compreender toda a muralha defensiva que envolvia as villas de cima e de baixo entre os séculos IX e XIII.
A Torre da Alfândega é a última de seis “portões” da antiga muralha vimaranense. Apesar dos muitos vestígios que ainda permanecem no centro histórico, como a muralha ou o castelo, há ainda parte do muro defensivo que se encontra dentro de várias propriedades privadas.
Estas e outras explicações, sobre o muro defensivo da cidade de Guimarães, poderão ser encontradas dentro deste espaço que foi adquirido no ano de 2016 pelo Município de Guimarães para uma “refuncionalização” do seu interior, e que contará com um percurso interpretativo, um elevador panorâmico e um pátio com vista para a cidade.