Recentemente Guimarães viu duas das políticas públicas serem reconhecidas a nível nacional. Estes dois “prémios” são destaques na imprensa portuguesa que destacam o caminho sustentável vimaranense.
A Deco Proteste destacou Guimarães no mais recente estudo realizado em Portugal. Maia e Guimarães são os concelhos mais avançados do país na recolha de biorresíduos e na implementação de sistemas em que o consumidor só paga o lixo que produz (PAYT), sendo que Guimarães tem este sistema desde 2016. Esta informação foi amplificada no Jornal de Notícias desta quarta-feira.
Também no passado dia 6 de março, o ECO deu voz a vários municípios portugueses que partilham a sua governabilidade com plataformas de gestão urbana. Viseu, Aveiro e Guimarães foram reconhecidos pela Portugal Smart Cities que mostrou algumas práticas onde a tecnologia ajuda na gestão de tráfego, poluição, ruído, entre outros indicadores.
Estes dois trunfos foram reconhecidos por entidades como a Deco Proteste, que acaba de lançar um portal online, e também pela plataforma Portugal Smart Cities que reconheceu em 2023 Guimarães como um dos municípios mais inteligentes de Portugal.