O Município de Guimarães quer trocar toda a iluminação pública para lâmpadas com tecnologia LED. Este processo envolve 36 mil pontos de luz, sendo que 21.400 já foram “atualizadas”.
De forma a reduzir a sua fatura de eletricidade, eliminar elementos perigosos para o ambiente, como é o caso do mercúrio, e reduzir a emissão de CO2, o Município de Guimarães quer converter 14.600 luminárias nos próximos permitindo que a sua manutenção seja também prolongada.
Esta troca de pontos de iluminação pública, que vai também abranger o centro histórico, vai permitir que se comece a trabalhar também no futuro sistema de videovigilância em vários pontos da cidade, faltando apenas a legislação que for aplicável para a entrada em funcionamento deste sistema.
O edil estima poupar 11.178.161,68€ nos próximos quinze anos na fatura da luz, sendo que parte desse valor ficará a cargo da empresa vencedora do contrato público para a gestão, manutenção, conservação e garantia de bom funcionamento dos mais de 36 mil pontos de luz de todo o concelho.