O Município de Guimarães está entre as 53 cidades europeias que vão servir de tubo de ensaio para o programa NetZeroCities. Durante dois anos as cidades serão desafiadas a descobrir formas inovadoras de descarbonização.
O único município português terá como missão criar e implementar novos caminhos para a neutralidade carbónica, onde se incluem as áreas dos resíduos, da mobilidade, do transporte, da política, da governaça ou dos edifícios. Guimarães terá, para além de um acesso direto a um programa financeiro, apoio técnico do consórcio europeu.
As actividades das Cidades Piloto serão apoiadas por um bolo global de 32 milhões de euros em subvenções do NetZeroCities, o consórcio que gere a plataforma da Missão Cidades, e financiadas pelo Horizonte 2020, o programa-quadro da União Europeia para a investigação e inovação.
O município minhoto foi eleito entre 103 candidaturas de 33 países da União Europeia e associados do Horizonte 2020 e é a única representante portuguesa na lista de Cidades Piloto. Toda a informação pode ser consultada através da plataforma Smart Cities.