Nova apreciação ao Plano Ferroviário Nacional (PFN) pela Secção Norte da Ordem dos Engenheiros vem defender uma ligação rápida entre Guimarães e Braga. Esta reação chega depois das declarações do governo em anular esta ideia.
Nas últimas semanas muito se tem discutido acerca do Plano Ferroviário Nacional com o foco na ligação entre Guimarães e Braga. Depois das declarações do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, a tornar inviável a ligação por comboio entre as duas grandes cidades do Minho e da conectividade passar por um meio de transporte mais versátil (metro de superfície ou BRT), eis que surgem novas propostas em sentido contrário.
Com novos estudos, a Ordem dos Engenheiros admite que o custo da ligação direta entre Guimarães e Braga, com uma paragem nas Taipas, possa ficar pelos 450 milhões euros, menos de metade das previsões do governo. Com duas opções em cima da mesa, a OE admite que a construção de um túnel será inevitável, podendo ser perfurado entre os 3,2 e os 4,5 kms de distância. “Por mais 150 milhões seria possível ligar Guimarães a Viana do Castelo em menos de uma hora“.
Segundo o jornal ECO as propostas de “fechar o Minho por ligação ferroviária” e ligar Vila Real e Bragança são urgentes e têm como contributos modelos de Parcerias Publico-Privadas para o seu avanço. De salientar que o Plano Ferroviário Nacional ainda se encontra em consulta pública até ao final do mês de fevereiro.