A poucos dias da feira medieval vimaranense, lançamos aqui algumas sugestões para fazeres nestes quatro dias de Feira Afonsina. De 23 a 26 de Junho, há muito para ver e fazer em Guimarães.
A 6ª edição da feira medieval de Guimarães está de regresso ao centro histórico, para recriar, durante 4 dias, a época medieval, numa das cidades mais históricas de Portugal. Abaixo seguem algumas curiosidades sobre este evento que cresce de ano para ano.
Ver o “recontro”
Com o tema “Recontro de Valdevez”, muitos se perguntam sobre o que é afinal um “recontro”. Segundo conta a história, D. Afonso Henriques queria conquistar terras mais a norte, ao seu primo D. Afonso VII de Leão. Mas para poupança das tropas, ambos decidiram escolher os melhores guerreiros e estes decidiriam a vitória. Essa recriação vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 no Campo de S. Mamede.
O acampamento militar
As tendas estão montadas, os cavalos alimentados e os soldados treinam e relaxam à volta do Castelo de Guimarães, aguardando as ordens do Rei. O Arraial está pronto a receber qualquer novo guerreiro para os treinos, basta avisar com 30 minutos de antecedência. Podes também jantar ou almoçar com os mesmos por apenas 6 moedas.
Beber uns canecos na Ti-Berna
É onde todos vão parar, soldados, mercadores, mulheres de profissão duvidosa, entre outros. Sabe bem beber uma boa caneca de cerveja ou vinho. As cantorias também são bem vindas, assim como a boa disposição.
Estrear o novo Largo de Donães
O Centro Histórico de Guimarães está prestes a conhecer mais uma bela parcela do seu mapa. O Largo de Donães inaugura no dia 24 de Junho, com a presença dos responsáveis da autarquia e ainda da cultura portuguesa durante esta Feira Afonsina.
Provar algumas das melhores iguarias da região
Vários mercadores chegaram à cidade com as melhores iguarias; há doces conventuais, licores, chás e muito mais. Estas especialidades podem ser encontradas junto à Estátua D. Afonso Henriques, Câmara Municipal e na Feira do Pão.
O artesanato dos mercadores
São os pequenos objectos que os pequenos artesãos trazem na bagagem que prometem maravilhar qualquer um que goste destes materiais feitos à mão. Há dezenas de mercadores espalhados pela cidade, como no Largo Martins Sarmento, Praça de Santiago, Largo da Oliveira, Largo João Franco e Largo da Misericórdia.
Os sustos vão voltar
O Quelho das Desgraças é uma das maiores atracções desta Feira Afonsina. Moribundos ou malucos, esta rua promete alguns gritos por parte dos transeuntes.