Viagens por mim terra
O programa “Odisseia Nacional” está lançado e são muitos os palcos selecionados para receber arte que teria lugar numa das salas mais bonitas e emblemáticas do país, o Teatro D. Maria II. Cidade berço acolhe três eventos.
O programa fora de portas do Teatro D. Maria II irá arrancar no norte do país no início do ano e terminará nas ilhas já no final de 2023. Exposições, teatro, música, pensamento, dança e muito mais, são alguns dos géneros de arte que irão atravessar concelhos e freguesias de todo Portugal.
Guimarães está assinalado no mapa do Odisseia Nacional com três momentos. O primeiro, “Cenários Passados”, vai explorar a herança e a história e questionar as “identidades nacionais” que proliferam. Este momento será motivo para uma boa conversa, à volta de uma mesa.
Na área dos espetáculos, a cidade berço recebe “Hopeless.”, de Sergiu Matis, a 31 de março, no CCVF, um espetáculo que coloca o espetador impotente perante as ameaças naturais que estão por vir, já num período de infertilidade dos solos, em que apenas resta poesia e pouco mais.
Venâncio Calisto apresenta “Viagens por mim terra” no dia seguinte, 1 de abril, no mesmo local. A releitura de Viagens na minha terra de Almeida Garrett e de outras obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e moçambicanas, que têm a viagem como seu pano de fundo, bem como o diálogo entre as tradições populares do teatro de ambos países.
Os bilhetes para ambos os momentos estarão à venda mais próximos das datas.