Inauguração: Contextile 2024

A Bienal de Arte Têxtil Contemporânea de Guimarães arranca a dia 7 de setembro, mas estão já lançados os primeiros dados para a maior mostra de arte têxtil que Portugal já conheceu.

Está apresentada a 7ª edição da Contextile. A grande exposição irá perdurar ao longo de 100 dias em espaços da cidade como o Palácio Vila Flor, onde será apresentada a Exposição Internacional, o CIAJG, local onde serão expostas obras de Josep Grau-Garriga, no Museu de Alberto Sampio, Palacete de S. Tiago e Sociedade Martins Sarmento, com exposições dedicadas a artistas canadianos, no Convento dos Capuchos, onde o público poderá acompanhar os processos de residências artísticas, e na Garagem Avenida e no Instituto de Design, onde estarão artistas nacionais emergentes.

O programa completa-se com workshops no recém inaugurados Ateliers da Cruz de Pedra, talks no Centro Cultural Vila Flor, bem como instalações e performances no espaço público da cidade berço, uma marca também distintiva desta grande bienal de arte contemporânea em Portugal.

Em parceria com o Município de Guimarães a Ideias Emergentes define como objetivo mobilizar e incentivar artistas, afirmar-se como uma plataforma criativa e de debate de ideias e projetos a nível nacional e internacional e também contribuir ativamente para o desenvolvimento de uma dinâmica para o setor têxtil, tanto local como fora destas muralhas.

A exposição arranca a 7 de setembro, com entrada livre nesse dia, havendo depois necessidade de acompanhar toda a programação que deverá ser revelada ainda no mês de julho.

The event is finished.