Nos últimos dias Guimarães viu dois projetos internacionais a receberem luz verde para a sua implementação. “Let’s Go Circular” e “Urban Transitions Mission” cativam a cidade berço para novas metas de futuro.
Foi já na COP28, que decorreu recentemente no Dubai, que Guimarães recebeu a notícia da integração do projeto “Urban Transitions Mission”. Entre as 49 novas cidades, Guimarães fará parte de um conjunto alargado de 100 para a implementação de medidas nos vetores da neutralidade carbónica e implementação de medidas de sustentabilidade.
Neste consórcio, Guimarães, Braga e Vila Franca de Xira juntam-se a Cascais para trabalharem em conjunto com outras 100 cidades do planeta em três vetores: explorar o potencial das fontes de energia renováveis, soluções digitais, soluções integradas de emissões zero para a mobilidade e desenvolvimento e da regeneração urbanas.
“LET’S GO CIRCULAR” DISPONILIBIZA QUASE 1 MILHÃO DE EUROS EM PROJETOS
Guimarães viu também recentemente aprovada a sua candidatura em consórcio para a implementação de projetos na área da economia circular. Fazem parte deste grupo europeu os municípios de Munique (Alemanha), Lisboa (Portugal), Malmö (Suécia), Cluj (Roménia), Corfu (Grécia), Granada (Espanha), Riga (Letónia), Oulu (Finlândia) e Tirana (Albânia).
O objetivo é partilhar soluções inovadoras que possam potenciar e contribuir para a redução da pegada ecológica e assim tornar estas cidades mais verdes. Guimarães irá focar parte da sua proposta num plano de ação local para os resíduos têxteis, através do envolvimento de cidadãos e de outros parceiros.