A Sociedade Martins Sarmento recebe, por estes dias, uma exposição acerca de um dos movimentos mais icónicos da “contra-cultura” da cidade berço. A exposição “Circultura” pode ser visitada até 22 de maio.
Sem salas de espetáculo que respondessem à necessidade dos artistas e de muitos dos populares, a CICP – Centro Infantil e Cultural Popular deu início à montagem de uma grande tenda de circo, em 1982, que iria acolher uma vasta programação cultural com música, cinema, teatro, folclore, debates e exposições.
Este movimento, que viria a ser chamado de Circultura, foi uma “pedrada no charco” no panorama cultural vimaranense. Passados 40 anos, alguns dos responsáveis por esta ação culturalmente interventiva expõem em fotografias e cartazes algumas memórias desta ação que durou cerca de dois meses.
A exposição fica patente numa ala da galeria inferior da Sociedade Martins Sarmento até ao dia 22 de maio. No dia 20 de maio, às 18:30, realiza-se uma sessão aberto sob o tema “Circultura o que foi e o que mudou?”. Esta exposição faz parte do programa “Abril com Cantigas do Maio”.