Município de Guimarães lança dois projetos sociais para o combate à Pobreza e Exclusão Social e à Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.
O projeto piloto Radar Social e a assinatura do protocolo NPISA marcam a agenda social de Guimarães neste mês de março. Mas em que consistem? Nos últimos dias foram lançados os dois projetos, um com o orçamento de 400 mil euros e um segundo que terá apresentação no próximo dia 20 de março.
RADAR SOCIAL
O projeto Radar Social, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, assenta num trabalho de referenciação dos problemas de pobreza e exclusão social. Através desta medida, será feito um levantamento e implementado um sistema integrado de georreferenciação social com o objetivo de otimizar as respostas e os recursos das entidades locais, numa óptica de desenvolvimento social integrado.
É um projeto piloto que contará com um apoio de 393 402,59 euros para ser concretizado num período de 27 meses. Para isso será criada uma equipa técnica multidisciplinar constituída por 5 técnicos superiores.
NPISA
A Câmara Municipal de Guimarães prepara-se ainda para assinar um protocolo de implementação do NPISA – Plano Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo. Agendado para o dia 20 de março, às 15:00, no salão nobre da Câmara Municipal de Guimarães, este protocolo tem como finalidade a aplicação de medidas de apoio e soluções eficazes a pessoas em situação de sem-abrigo em Guimarães.