A principal responsável pelo título de Capital Europeia da Cultural a Guimarães partiu no passado dia 26 de agosto. Município de luto durante dois dias.
Francisca Abreu, de 66 anos, foi vereadora da Câmara Municipal de Guimarães entre os anos de 1998 e 2013 tendo deixado um enorme legado na edificação das artes e cultura no concelho.
Natural de Vilarinho, Santo Tirso, Francisca Abreu cedo abriu portas na cidade berço, frenquentando o Liceu de Guimarães onde viria a dar aulas. Guerreira de várias batalhas, foi na classificação da UNESCO e eleição da CEC que a ex-vereadora se notabilizou enquanto responsável pelas áreas da cultura e educação.
Dirigiu ainda os primeiros anos da principal cooperativa artística de Guimarães, A Oficina, que também endereçou uma nota de pesar pelo seu falecimento.
Francisca Abreu faleceu nesta quarta-feira, vitima de AVC, no Hospital Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães. O funeral será realizado no dia 28 de agosto, às 10:30, na Igreja S. Francisco, numa cerimónia reservada aos familiares mais próximos.
Fotografia: Direitos reservados