O cinema e a música têm sido destaque nas últimas semanas pelos prémios e presenças confirmadas em vários palcos internacionais. Rodrigo Areias, Simão Neto e Manuel de Oliveira são alguns desses exemplos.
O pianista vimaranense Simão Neto, a passar uma temporada na região sul de Itália, mais precisamente na Sicília, já arrecadou dois importantes prémios internacionais. O primeiro no concurso Città di Barcellona Pozzo di Gotto, com um 2º lugar, e um honroso 3.º prémio no International Music Competition “Francesco Cardaropoli”, em Salerno, frente a grandes talentos da Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, França ou Áustria.
No Brasil, é Manuel de Oliveira a dar cartas num dos mais importantes festivais de world music. O MIMO, que estará de regresso à cidade de Amarante brevemente, acontece também nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro há 20 anos. O guitarrista vimaranense terá a honra de abrir as duas edições brasileiras e de dar um workshop do seu legado sonoro ibérico. O artista irá encontrar nestes palcos o conterrâneo Valter Lobo.
O cinema com produção vimaranense do Bando à Parte, liderado pelo cineasta Rodrigo Areias está imparável nos vários festivais e concursos em todo o mundo. De vários pontos da Europa acumulam-se distinções e prémios, como os Prémios de Animação Iberoo-Americana, ainda antes da comitiva viajar até Cannes onde terá guardas de honra para apresentar os resultados da Quinzena dos Realizadores, num dos mais importantes festivais de cinema do mundo.