Close Menu
FreePass Guimarães
  • Inicio
  • Agenda
  • Notícias
  • Descobrir Guimarães
  • Crónicas
  • O Bafo
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Klin Klop volta à Odisseia de música eletrónica no berço
  • Alguns factos e curiosidades que tens que conhecer sobre a peculiar cidade de Guimarães
  • Guimarães segue caminho para ter transportes gratuitos ainda em 2026
  • Agenda do São Mamede tem três novas datas para este mês de maio
  • Quatro meses de arte e cultura na época de verão dos Banhos Velhos
  • As áreas criativas preenchem o vazio neste festival pedagógico
  • Guimarães leva nove referências patrimoniais às “Novas 7 Maravilhas de Portugal”
  • Triplo da capacidade traz festival MIMO para Guimarães com 9 dias de programação
Instagram Facebook
FreePass Guimarães
  • Inicio
  • Agenda
  • Notícias
  • Descobrir Guimarães
  • Crónicas
  • O Bafo

Críticas Cliché #4

0
By FPGuimarães on 8 Julho, 2022 Artes

Está a terminar o mês de junho e tempo é para mais umas “Críticas Cliché” do vimaranense Nuno Meneses no que toca ao mundo do cinema e dos documentários.

Mensalmente o músico e videografo Nuno Meneses gasta o seu preciso tempo em analisar ao pormenor aquilo que vai apanhando tanto nas sessões do Cineclube de Guimarães como nos cinemas comerciais. Há sempre tempo para falar também sobre as plataformas e tudo isto termina com uma classificação (nunca inferior a uma estrela).

Chip ‘n Dale: Rescue Rangers (2022) | Disney +
“Life is the worst. Which is why you need good insurance.” – Chip

O novo filme dos Chip ‘n Dale (em português Tico e Teco) é hilariante e demasiado bom. Não sei bem como, a Disney permitiu que este filme fosse feito. E ainda bem. O realizador e guionistas levam ao limite o que é permitido fazer com os desenhos animados da Disney (e não só!). Tantas referências, de tantas produtoras. E não são distrativas, porque, ao contrário do mais recenteSpace Jam, todas elas aparecem como parte da história e daquele mundo e não como catálogo da produtora. É uma pena que não tenha saído no cinema. Não é que seja o melhor filme de sempre, mas é realmente muito divertido, e iria levar muita gente às salas.

Um filme para miúdos, mas especialmente graúdos. Com muitas mensagens típicas de um filme do género, mas que passam com uma facilidade enorme. Um filme ao jeito de “Quem Tramou Roger Rabbit”. Nunca pensei que outro filme conseguisse o que o que este último conseguiu. Este não supera, e a história se calhar não é tão boa, mas é a prova de que o género funciona e há gente que o sabe escrever e realizar.

A animação? Nunca vi tantos personagens animados de formas tão diferentes interagirem na mesma cena. CGI, Stop Motion (ou a parecer), 2D, 3D, imagem real, tudo atirado para uma misturadora mágica e que por alguma razão não dá um sumo com mau sabor. A banda sonora está muito boa. Por várias vezes ao longo do filme, Brian Tyler deixa muitas vezes a sua homenagem à música original da série. E dá nostalgia.

Conseguiu superar as minhas expectativas, principalmente por não ser um reboot ou remake ou remaster. Conseguiram pegar em personagens que eu (e acho que muita gente) adorava e refrescá-las. É uma história já muito contada, mas ao mesmo tempo nova e arriscada. Por tudo isto, aconselho mesmo a verem Chip n’Dale, com toda a família.

8*

Putin’s Witnesses (2018)
A história de como Putin chegou ao poder.

O filme de 2018 de Vitaly Mansky narra na primeira pessoa como, a 31 de Dezembro de 1999, e após a resignação inesperada do presidente Boris Yeltsin, Vladimir Putin se torna o presidente da Federação Russa. O realizador segue o presidente durante o primeiro ano de exercício e documenta assim a sua ascensão ao poder. Um testemunho com vista privilegiada para o que aconteceu.

Pelo que parece, ninguém contava que o atual presidente se transformasse naquilo. Um filme que se vê a correr e que nos mostra uma perspectiva diferente de Putin, quando ainda seguia uma ideologia diferente, mas já com “ideias estranhas”. Gostei muito das conversas entre Putin e o realizador, e perceber como o discurso dele foi sendo alterado.

7*

Jurassic World Dominion (2022)
Mas que bela surpresa.

Depois de tantas críticas terríveis estava à espera do pior filme da saga. Longe disso. Quando começou fiquei bastante perdido; confesso que não me lembrava de nada dos anteriores (talvez porque não foram tão marcantes assim, ou apenas porque passou muito tempo). A premissa é básica: pais perdem a filha e fazem de tudo para a reencontrar. Contudo, não quer dizer que seja mau. Isto é um blockbuster de pipocas e não uma metáfora para o que poderá ser o futuro do mundo (embora por vezes até tente deixar alguns pensamentos no ar). Posto isto, a partir daqui só consigo dizer bem do filme.

Começamos pelas sequências de ação. Todo o filme é uma enorme sequência de ação com stunts e efeitos especiais maravilhosos. Ao estilo de Uncharted, o filme não pára nunca e, ao contrário de todas as críticas que li, o tempo não me incomodou; as horas passaram a uma velocidade alucinante. Estava preso ao ecrã e queria ver mais daquilo; todos sabíamos como ia acabar, não esperava nenhum twist, e mesmo assim fiquei colado e agarrado àquela aventura. Em diversos momentos temi pela vida dos personagens, não pela história em si, porque não me importava muito com eles como aquela personagem específica, mas porque a cena em si criava tal suspense e aflição que ficava agarrado à cadeira à espera do próximo susto.

Perseguições em cidades com motos e dinossauros? Alguém já fez isto? Que eu me lembro não. Um filme muito mais arrojado do que qualquer outro da série. A fotografia é muito bonita e consegue em diversas alturas, transportar-nos para momentos mágicos entre animais, humanos e dinossauros. A música é uma adaptação e reinterpretação de Michael Giacchino melhor ainda do que a que fez nos últimos dois filmes. E os puppets? Voltaram! E é tão bom não ser tudo CGI. Maravilhoso. Fan Service qb. Saí do filme com vontade de rever toda a saga.

Vejam no cinema ou em casa e depois digam de vossa justiça.

7*

Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022)
“Every Night, The Same Dream, And Every Morning, The Same Nightmare”

E não sei como não tive pesadelos. É difícil falar de um filme destes sem fazer spoilers, mas vou tentar. Colocamos os óculos 3D (IMAX). O filme começa. As pernas começam a tremer. O chão foge. A primeira vez que me senti a cair numa sala de cinema. O filme começa assim, sem se justificar. O que é ótimo, porque já conhecemos as personagens (será que conhecemos?). E faz uma introdução perfeita ao que vamos ver: um filme de aventura e magia, com muita ação e que não pára. Sam Raimi consegue aqui uma mistura incrível de fórmula Marvel com magia e terror. É um filme mais arriscado, sem medo de ter que se justificar. Com uma fotografia e cores muito bonitas (e diferentes) este é um filme diferente, e talvez por isso não esteja a ser tão aclamado. Os movimentos de câmara são incríveis; os cortes entre universos executados na perfeição. E a primeira viagem entre universos… ufa! Que viagem inacreditável esse minuto de saltos – tantas referências, tantas formas e fórmulas diferentes. Se isso foi um teaser para a possibilidade do multiverso, então venha ele. Ainda sobre os aspetos técnicos, Danny Elfman consegue acompanhar toda a loucura de uma forma mágica que só ele sabe. Aquela batalha com notas/música clássica é genial.

O “multiverso da loucura” é um título mais profundo do que à primeira vista parece. Não estamos apenas perante a confusão do que pode ser este novo universo da Marvel, mas o multiverso de emoções, incluindo “loucura” (“multiverse of madness” funciona melhor) que passamos quando não estamos bem. Embora seja um filme sobre Doctor Strange, é Elizabeth Olsen quem se sobressai. Sob um manto de terror dissimulado e imaginativo, Sam Raimi consegue aqui a proeza de criar um filme “assustador para maiores de 13”. Não é o melhor filme da Marvel, mas (ao contrário das críticas) está muito longe de ser o pior. Eu gostei.

7*

Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Pinterest Email

Related Posts

Centro histórico de Guimarães é novamente cenário de produção de cinema

23 Fevereiro, 20261 Min Read

Cineclube de Guimarães volta a desafiar o público a “ouvir cinema”

4 Setembro, 20251 Min Read

Bando à Parte conquista quatro estatuetas Sophia com “O Pior Homem de Londres”

29 Abril, 20251 Min Read
Agenda
Abril

Maio 2026

Junho
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
DOM
27
28
29
30
1
2
3
Events for 27 Abril
11:00 - 0:00

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
21:00 - 22:00

Entrecampos

Cineclube de Guimarães
Events for 28 Abril
Todo o Dia

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
10:00 - 0:00

Energy Cities

Guimarães
Events for 29 Abril
Todo o Dia

Energy Cities

Guimarães
Todo o Dia

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
21:30 - 22:30

MAPA: Perra Cimarrona

CAAA
Events for 30 Abril
0:00 - 18:00

Energy Cities

Guimarães
Todo o Dia

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
Events for 1 Maio
Todo o Dia

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
11:00 - 21:00

Oub’Lá em Sítios #5

Convento das Dominicas
21:30 - 22:30

António Azevedo Coutinho: Gentil

São Mamede CAE
22:00 - 23:55

Katarse ou Kê + PMDS + System Sophie

CAAA
Events for 2 Maio
Todo o Dia

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
16:00 - 18:00

Pátios do Bairro #6

Mercado Municipal
16:00 - 18:00

Inauguração: Roots + GMG + Dullmea

CAAA
19:00 - 20:00

Convívios na Misericórdia: Afonso Sêrro

Igreja da Misericórdia
22:00 - 23:55

Headdrop + Vil

CAAA
Events for 3 Maio
0:00 - 23:00

Abril com Cantigas do Maio 2026

Guimarães
4
5
6
7
8
9
10
Events for 4 Maio
No Events
Events for 5 Maio
10:00 - 13:00

Creative Session: Contabilidade e Gestão Fiscal

Plataforma das Artes
Events for 6 Maio
10:00 - 0:00

Fórum Paisagem

Guimarães
17:00 - 0:00

Spring Foward 2026

CCVF
21:00 - 22:30

Matheus Ceará: Desculpa eu ter vindo

São Mamede CAE
Events for 7 Maio
Todo o Dia

Fórum Paisagem

Guimarães
Todo o Dia

Spring Foward 2026

CCVF
Events for 8 Maio
Todo o Dia

Fórum Paisagem

Guimarães
Todo o Dia

Spring Foward 2026

CCVF
21:00 - 22:30

Gilmário Vemba: 3º Round

São Mamede CAE
22:00 - 23:55

Olho de Sabre + Trashbaile

CAAA
Events for 9 Maio
0:00 - 18:00

Fórum Paisagem

Guimarães
0:00 - 23:00

Spring Foward 2026

CCVF
22:00 - 23:55

Copa Funda + Ben&G

CAAA
Events for 10 Maio
11:00 - 16:00

Guerreiras do K-Pop Tributo

Multiusos de Guimarães
11
12
13
14
15
16
17
Events for 11 Maio
No Events
Events for 12 Maio
No Events
Events for 13 Maio
No Events
Events for 14 Maio
10:00 - 0:00

Enter the Void 2026

CIAJG
Events for 15 Maio
0:00 - 18:00

Enter the Void 2026

CIAJG
11:00 - 0:00

Festival Internacional de Órgão 2026

Guimarães
21:30 - 23:00

Ana Garcia Martins: Insuficiente

São Mamede CAE
Events for 16 Maio
Todo o Dia

Festival Internacional de Órgão 2026

Guimarães
10:00 - 23:00

Feira Paisagem 2026

CAAA
11:00 - 0:00

Mercado em Sezim – Spring Edition 2026

Casa de Sezim
Unsplash Dean Machala - Party
16:00

Odisseia no Museu

Museu de Alberto Sampaio
22:00

Roy Batty + Trasgo + Los Sharks (dj set)

CAAA
Events for 17 Maio
0:00 - 19:00

Mercado em Sezim – Spring Edition 2026

Casa de Sezim
0:00 - 22:30

Festival Internacional de Órgão 2026

Guimarães
18
19
20
21
22
23
24
Events for 18 Maio
No Events
Events for 19 Maio
No Events
Events for 20 Maio
No Events
Events for 21 Maio
No Events
Events for 22 Maio
21:30 - 23:00

Tributo a Tim Maia

São Mamede CAE
22:00

Jejuno + I’A’V + Angela Louve (dj set)

CAAA
Events for 23 Maio
11:00 - 0:00

Stadium Card Show

Guimarães
22:00 - 23:55

Caustic, Babe + Bastonada

CAAA
Events for 24 Maio
0:00 - 18:00

Stadium Card Show

Guimarães
25
26
27
28
29
30
31
Events for 25 Maio
No Events
Events for 26 Maio
No Events
Events for 27 Maio
21:00 - 22:30

Rodrigo Marques: Histórias de Pescador

São Mamede CAE
Events for 28 Maio
21:00 - 22:00

Funny Funny Bones

CIAJG
Events for 29 Maio
19:00 - 20:00

Convívios na Misericórdia: Maria Quê

Igreja da Misericórdia
21:00 - 22:00

Rasurado

Teatro Jordão
21:30 - 22:40

António Zambujo

CCVF
22:00 - 23:55

Henrique Tomé + Bonança

CAAA
Events for 30 Maio
21:00 - 22:00

Debate: Criação Crítica

Casa da Memória
21:30 - 23:00

Sérgio Fernandes: Graças a Neno

São Mamede CAE
22:00 - 23:55

Headliner: 800 Gondomar + Mike Vhiles + Dj Set

CAAA
Events for 31 Maio
21:00 - 22:00

Nós

Teatro Jordão
1
2
3
4
5
6
7
PUB

Mais Populares
10 Maio, 2026

Klin Klop volta à Odisseia de música eletrónica no berço

9 Maio, 2026

Alguns factos e curiosidades que tens que conhecer sobre a peculiar cidade de Guimarães

8 Maio, 2026

Guimarães segue caminho para ter transportes gratuitos ainda em 2026

PUB
Sobre

O FreePass Guimarães é uma plataforma de promoção e divulgação da cultura vimaranense.

Para informações, sugestões e envio de textos, deixamos aqui o nosso contacto: geral@fpguimaraes.pt.

Artigos Recentes
10 Maio, 2026

Klin Klop volta à Odisseia de música eletrónica no berço

9 Maio, 2026

Alguns factos e curiosidades que tens que conhecer sobre a peculiar cidade de Guimarães

8 Maio, 2026

Guimarães segue caminho para ter transportes gratuitos ainda em 2026

FreePass Guimarães
  • Junta-te a Nós
  • Estatuto Editorial
  • Propriedade Intelectual
Direitos Reservados da We Pub @ 2025

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.