O complexo habitacional nascido ao lado do Campus de Azurém, recentemente inaugurado, foi pioneiro na Península Ibérica e será agora replicado em Espanha. Construtora Casais utilizou uma técnica inovadora com madeira e betão.
Os dois blocos ergueram-se na freguesia de Azurém para oferecer a Guimarães um novo hotel e um conjunto de 44 apartamentos serão agora replicados na capital espanhola. Esta “exportação” do The First tem como ponto forte a utilização de um sistema hibrido na sua construção com uma baixa pegada de carbono (mais de 60%), pelo uso de madeira de engenharia, e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional.
O modelo foi erguido em apenas 8 dias e Guimarães foi a cidade-piloto para dar início a um processo de “edifícios sustentáveis” por parte da empresa bracarense Casais. Em Madrid, o futuro edifício da cadeia hoteleira da B&B Hotels terá uma construção réplica da vimaranense que integra preocupações de sustentabilidade ambiental, ao nível da saúde ocupacional dos futuros utilizadores e ainda relativamente à eficiência energética.
A construção deste equipamento na cidade de Guimarães teve um tempo record e prepara-se para receber já os primeiros habitantes nas próximas semanas. Todos os passos dados neste processo poderão ser conhecidos nesta página.