A partir do dia 1 de agosto Portugal vai contar com uma nova fase de desconfinamento. Forte afluência na vacinação dão “ânimo” ao novo plano que conta com três novas fases e regras passam a ser nacionais; e não por concelho.
A habitual apresentação das quintas-feiras trouxe muitas novidades neste dia 29 de julho, muito devido à última reunião com o Infarmed. A partir de 1 de agosto deixa de existir recolher obrigatório, o comércio, a restauração e os espetáculos culturais voltam aos horários normais, com limite das 2:00, e regras da DGS. Regras de venda de álcool continuam em vigor.
Testes negativos ou certificados digitais (de leitura obrigatória) passam a ser exigidos em viagens por via aérea e marítima, em estabelecimentos turísticos, em restaurantes (fim-de-semana e feriados), ginásios (aulas de grupo), termas e spas, casinos e bingos, eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais 1000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado) e casamentos e baptizados com mais de dez pessoas.
Assim as novas fases de desconfinamento não ficam definidas por datas, mas sim por fases de vacinação. Uso de máscara nas ruas e bares e discotecas abertos podem ser uma realidade em outubro. Vejamos:
FASE 1: 1 DE AGOSTO
-Fim da limitação horária de circulação na via pública;
-Eventos desportivos com público (regras a definir pela DGS);
-Espectáculos culturais com 66% da lotação;
-Casamentos e batizados com lotação de 50%;
-Equipamentos de diversão segundo regras da DGS, em local autorizado pelo município;
-Teletrabalho passa de obrigatório para recomendado.
FASE 2: 70% DA VACINAÇÃO
-Fim do uso obrigatório de máscara na via pública;
-Casamentos e batizados com lotação de 75%;
-Espectáculos culturais com 75% de lotação;
-Transportes públicos sem limite de lotação;
-Serviços públicos sem marcação prévia.
FASE 3: 85% DA VACINAÇÃO
-Bares e discotecas com certificado ou teste negativo;
-Restaurantes sem limite máximo de pessoas por grupo;
-Fim dos limites de lotação.