300 mil cápsulas de café foram recolhidas pela Vitrus Ambiente no âmbito do projeto desenvolvido em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Café.
Os números são apresentados na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A iniciativa arrancou no passado dia 20 de junho, com distribuição de 70 contentores próprios em vários pontos públicos. Em pouco mais de cinco meses de campanha em Guimarães o projeto reuniu cerca de 4 toneladas destes resíduos descartáveis.
Podem ser depositadas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio) para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.
Guimarães foi o primeiro município do norte do país a aderir a esta iniciativa que transforma estes pequenos objetos descartáveis do quotidiano em artigos e fertilizantes com os restos de café.