O projeto “Trees Outside the Academy” está de regresso ao Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, situado na Rua da Caldeiroa. A mostra de arte tem inauguração marcada para o próximo dia 24 de junho, às 16:00, com direito a after party.
A mais importante mostra de artistas que trabalhem ou residam em Guimarães está de volta com nova exposição coletiva no CAAA. Este movimento acontece há vários anos e tem juntado dezenas de artistas que gravitam, ou gravitaram, à volta deste espaço industrial reabilitado em 2011. Nesta 5ª edição irão participar cerca de 30 artistas.
Partindo da ideia George Maciunas, que na década de 60 fundou aquele que viria a ser um dos centros artísticos mais importantes da arte contemporânea, plantou duas árvores que acompanharam 46 anos de exposições numa das zonas mais degradadas de Nova Iorque e, após uma consequente gentrificação, foram posteriormente cortadas e a Fluxhouse encerrada.
Num ato que será ser repetido em várias partes do mundo, inclusive na “pequena cidade” de Guimarães, o modelo “Trees Outside the Academy” regressa a estas galerias para dar a conhecer os artistas de Guimarães e também sinalizar a gentrificação desta zona da cidade. A exposição estará patente até ao dia 5 de agosto.