“Dia de Festa”, de Sofia Bost, é a curta vencedora do Shortcutz Guimarães 2020. O filme recebeu três distinções na sessão especial de entrega de prémios que decorreu no passado dia 23 de junho na sede do Cineclube de Guimarães.
A curta-metragem de Sofia Bost foi considerada a melhor curta do ano, e recebeu também o prémio de melhor argumento, de Tiago Bastos Capitão, e de melhor intérprete pela prestação de Rita Martins. “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, de Bruno Caetano, recebeu uma menção especial por parte do júri.
Dos 14 filmes a concurso a competir em cinco categorias, foram distinguidos Diogo Baldaia, considerado o melhor realizador por “Miragem Meus Putos” (2017), e Carlos Lopes, autor da melhor fotografia em “3 Anos Depois” (2018), dirigido por Marco Amaral.
“O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, com narração de Sérgio Godinho, recebeu também a congratulação do público, sendo o filme mais votado por parte do público que foi marcando presença ao longo de muitas quartas-feiras dos últimos meses.
O júri foi composto por Luísa Alvão e Samuel Silva, da equipa de organização do certame, os realizadores André Guiomar e Inês Vila Cova, e Alexandra Xavier, representante da direção do Cineclube de Guimarães.
SHORTCUTZ 2020
MELHOR CURTA
-“Dia de Festa”, Sofia Bost
MELHOR ARGUMENTO
-“Dia de Festa”, Tiago Bastos Capitão
MELHOR REALIZADOR
-Diogo Baldaia, “Miragem Meus Putos”
MENÇÃO ESPECIAL
-“O Peculiar Crime do Estranho sr. Jacinto”, Bruno Caetano
MELHOR INTÉRPRETE
-Rita Martins, “Dia de Festa”
MELHOR FOTOGRAFIA
-Carlos Lopes, “3 anos depois”
PRÉMIO PÚBLICO
-“O Peculiar Crime do Estranho sr. Jacinto”, Bruno Caetano