O programa municipal de financiamento às artes de Guimarães está com novo processo de candidaturas aberto. Propostas podem ser submetidas até 31 de março.
Depois de uma reunião com artistas e associações locais no Teatro Jordão, em fevereiro passado, os responsáveis pelo IMPACTA destacaram os mais de 600 projetos apoiados com um financiamento a rondar o milhão e meio de euros nos últimos três anos. A este valor o edil municipal acrescenta ainda outros 100 a 200 mil euros anuais para atividades fora da esfera deste apoio municipal.
Sem anunciar grandes novidades ao processo de candidatura, será na apresentação de resultados que haverá diferenças com a divulgação dos projetos aprovados e também dos valores destacados pelo jurado sob consulta ou pedido do candidato. Os candidatos que residem ou trabalham no concelho podem concorrer até 31 de março através desta plataforma.
São admitidas candidaturas a projetos de investigação e também projetos artísticos que necessitem de apoios para circulação nacional e internacional. A criação artística também está contemplada nas áreas das artes visuais, curadoria, artes perfromativas, edições literárias, musicais e videográficas, performance e composição musical.