Repetem-se os elogios à cidade de Guimarães por parte da imprensa estrangeira. Desta vez foi a reconhecida magazine National Geographic que lançou um artigo exclusivo sobre a cidade berço de Portugal.
A versão portuguesa da National Geographic destacou a cidade de Guimarães num dos seus últimos artigos. “Uma viagem à idade média” destaca a revista que tem por hábito descrever minuciosamente o que vê e encontra por todo o mundo, entre curiosidades, factos históricos e belezas naturais ou criadas pelo Homem.
Guimarães não escapou a um rol de elogios por parte desta imprensa especializada. A preservação do centro histórico e os pontos de interesse como a grande inscrição na Torre da Alfândega, o rossio da cidade que é o Largo do Toural, a Igreja da Misericórdia de detalhes renascentistas, o edificado da Rua da Rainha até aos vizinhos Largo da Oliveira e Praça de Santiago.
Os arcos góticos da antiga Domus Municipalis e a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira são outros dos destaques desta (re)descoberta da National Geographic. A estrutura defensiva erguida por Condessa Mumadona, e aproveitada por vários reis ao longo dos anos, é também um ponto crucial deste artigo e desta passagem pelo centro histórico.
A histórica cidade de Guimarães vale este artigo na National Geographic que termina com a chave: “Quanta história!”.