Pode ser um dois em um: fugir ao calor e consumir cultura. Muitos espaços expositivos da cidade acolhem excelentes coleções artísticas que todos devem visitar.
O bom tempo chegou e com ele os passeios e as propostas de percorrer a cidade com destinos claros. As propostas apresentadas abaixo sugerem umas boas visitas a locais emblemáticos da cidade com muita arte para ser apreciada. Eis então estas sugestões.

ASSEMBLEIA DE GUIMARÃES
O icónico edifício da Assembleia de Guimarães, casa da associação Muralha, acolhe uma grandiosa coleção de capas de discos de vinil. Esta exposição encontra-se já no “Lado B”, mas que ainda assim merece uma visita de todos os amantes da boa música. A exposição está aberta até 8 de junho e tem entrada gratuita.
GARAGEM AVENIDA
A galeria de arte da Garagem Avenida apresenta um resumo do percurso fotográfico do arquiteto vimaranense Alexandre Coelho Lima. “In Vivo” vai estar presente neste espaço até 20 de junho e tem entrada gratuita todos os dias, das 15:00 às 19:00, exceto às segundas-feiras.
GUIMARÃES PROJECT ROOM
O programa que partiu à descoberta da origem das artes de Guimarães inaugurou recentemente duas novas exposições. O Museu de Alberto Sampaio acolhe “Água, da Serra, Sombra, da Pedra” de Patrícia Geraldes, ao passo que o artista José Teibão apresenta “Ainda me Lembro” no Palacete de S. Tiago.
SOCIEDADE MARTINS SARMENTO
Alunos finalistas da Licenciatura de Artes Visuais, EAAD da Universidade do Minho, “ocupam” grande parte da galeria de exposições temporárias da Sociedade Martins Sarmento com a exposição coletiva “Ingerir sem Digerir”. Esta mostra estará presente até 29 de junho com entrada gratuita.
CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
O CIAJG acolhe por estes dias diversas exposições. “Intervalo” e “Inferno” são as propostas da direção artística deste espaço a que se complementa a já reconhecida coleção do artista português José de Guimarães. Entretanto, acontecem também as Jornadas Indisciplinadas, um projeto que desafia estudantes de artes da cidade a trabalharem artisticamente neste museu internacional.