Um novo relatório destaca o esforço da cidade berço no que toca à implementação de medidas de mitigação e adaptação climática. Esta já é a quarta distinção para Guimarães do relatório da Carbon Disclosure Project (CDP).
Com os relatórios da CDP cada vez mais concorridos, as dinâmicas das cidades para se adaptarem às alterações climáticas é cada vez mais intensa. Das mais de 1000 cidades que receberam o selo da Cabon Disclosure Project, apenas 123 foram classificadas como ousadas e com trabalho (bem) feito nesta área, como é exemplo Guimarães.
A descarbonização do transporte público, o avanço nas ecovias do Selho e do Ave, a prevenção de riscos e catástrofes naturais (como as bacias de retenção), o plano para a reutilização das águas públicas, as estratégias para a promoção da economia circular, as Brigadas Verdes ou o alargamento de espaços verdes são alguns dos pontos positivos que deram a classificação “A” ao berço de Portugal.
Guimarães encontra-se a preparar uma nova candidatura a Capital Verde Europeia, o que traz um novo folgo com este relatório da CDP que destaca o trabalho desenvolvido no concelho desde 2018. Em Portugal foram também classificadas outras duas cidades, Porto e Braga.