Este é um dos primeiros passos que Guimarães dá para combater a especulação dos preços na habitação e também a carência de muitas famílias por um lar em condições. Município de Guimarães prepara um bolo de 25 milhões de euros para esta primeira fase.
A primeira parte da Estratégia Local de Habitação (ELH) está em marcha e prevê colocar no mercado 111 apartamentos próximos do centro da cidade. A localização será na freguesia de Creixomil com a construção de dois lotes de apartamentos que serão destinados a famílias vimaranenses que procuraram habitação a preços acessíveis.
Apesar do objetivo inicial ser a construção de 172 habitações, o plano continua em marcha e as restantes futuras residências poderão ficar espalhadas por várias freguesias, face à falta de resposta das construtoras aos concursos públicos já abertos. Perante esta solução, estão em perspetiva várias construções de blocos mais reduzidos em vários pontos do concelho.
A Estratégia Local de Habitação de Guimarães conta com o apoio da empresa municipal CASFIG e tem projetos previstos na linhas de apoio do PRR no valor de 100 milhões de euros.